Correntes Parasitas / Eddy Current
O Ensaio por Correntes Parasitas ou Eddy Current baseia-se na Lei de Indução de Faraday, onde o campo magnético, gerado por uma bobina quando alimentada por uma corrente elétrica alternada, induz, na peça a ser ensaiada, correntes elétricas, também denominadas correntes parasitas. Quando existe uma descontinuidade no material onde estão as correntes parasitas, a circulação é afetada, desbalanceando o sistema e possibilitando sua detecção e dimensionamento.
A técnica é aplicada a todos os materiais condutores de eletricidade para detecção e dimensionamento de descontinuidades superficiais e sub superficiais, sendo muito usada na indústria aeronáutica e petroquímica para inspeção de soldas, chapas e tubos de troca térmica.
Devido à alta sensibilidade a detecção e dimensionamento de trincas e pites, é a técnica mais indicada para inspeção de tubos de materiais não ferromagnéticos, tais como: inox, titânio, latão e cobre.
A Brasil Inspeção possui os equipamentos mais atualizados tecnologicamente no mercado para inspeção de soldas, chapas e tubos.